top of page

Por que a PEC dos Precatórios é ruim para você

  • Foto do escritor: leticiaromero86836
    leticiaromero86836
  • 22 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

ree

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira a PEC dos Precatórios. Você sabe como isso impacta a sua vida?


Quando você ganha uma ação na Justiça contra o Governo, não vê o dinheiro na hora, e sim recebe uma espécie de “cheque pré-datado”, que é o precatório. Os precatórios levam anos para serem pagos, às vezes, décadas, dependendo da sua prioridade na fila e do orçamento público.


Com a PEC, o Governo pôde adiar o pagamento de alguns precatórios que venceriam este ano, e utilizará esse dinheiro para outras finalidades, como o Auxílio-Brasil e emendas parlamentares.


“Ok, mas no que isso muda a minha vida?”


Se você tem um precatório para receber, pode demorar mais tempo para ver o dinheiro. Mas, mesmo que não tenha um, a PEC pode te afetar.

Isso porque o adiamento dos pagamentos passa um recado ruim para o sistema financeiro, de que o Governo não está honrando seus compromissos. E isso gera um efeito dominó de desconfiança na economia: os bancos aumentam os juros, as empresas investem menos ou retiram investimentos, e o preço dos produtos e serviços aumenta, gerando inflação.


A inflação, por sua vez, diminui o valor do dinheiro.


Então, para resumir: ainda que você não esteja esperando nenhum precatório, o fato de o Governo ter usado essa manobra para se capitalizar pode aumentar o preço do que você consome. O Estado é um agente econômico, e as ações dele têm efeitos na macroeconomia.

 
 
 

Comments


© 2022 - Letícia Garcia Romero Advocacia

  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page